sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SANTA INÊS CONCLUI RELATÓRIO DE VISITAS DO MÊS DE SETEMBRO 2011


RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA
SETEMBRO



RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA
ESTADO: MA
MUNICÍPIO: SANTA INÊS
DATA: 23 DE SETEMBRO DE 2011
TÉCNICO RESPONSÁVEL: RANILSON EDILSON DA SILVA

1 - APRESENTAÇÃO:

O Relatório de monitoramento do Programa Escola Ativa de Santa Inês foi traçado em linhas gerais as atividades observadas nas visitas a 06 escolas e a 189 alunos de 1º ano a 4ª série no mês de setembro de 2011. Objetivo da visita foi observar o desenvolvimento dos instrumentos do Programa, a implantação do Colegiado Estudantil e orientações sobre o teste da Prova Brasil que a SEMED realizou com os alunos da 4ª série do Ensino Fundamental com base na prova oficial do MEC. O propósito da utilização da metodologia do Programa é melhorar o desenvolvimento da leitura, escrita e base de cálculos dos alunos, melhorar o IDEB da escola e articular relações com a comunidade.

2 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS


Durante as visitas realizadas no mês de setembro às escolas municipais José Sarney (Pov. Bom Jardim), José Ferreira Góes (Pov. Ladeira do Gato), Paulo Freire (Pov. Santa Cruz), Coelho Neto (Pov. Centro do Meio), Paulo Afonso (Pov. Boa Vista) e Gonçalves Dias (Pov. Boa Vistinha), foi observado o desenvolvimento dos instrumentos do Programa Escola Ativa na sala de aula e na comunidade, tais como: a utilização das Caixas de Compromisso e de Sugestão, o fortalecimento dos Cantinhos de Aprendizagens, o desenvolvimento do Calendário de Produção Agrícola da Comunidade, o Livro de Ata, o fortalecimento dos Comitês, o Plano de Trabalho dos Comitês, A Horta e o Jardim da escola.
Durante as visitas o Coordenador do Programa participou da posse dos membros do Colegiado Estudantil das escolas José Sarney (Pov. Bom Jardim), José Ferreira Góes (Pov. Ladeira do Gato), Paulo Freire (Pov. Santa Cruz). Na ocasião foi discutido com professores e diretor da Escola os trabalhos dos comitês na escola Gonçalves Dias (Pov. Boa Vistinha) onde o Colegiado Estudantil está em fase de implantação.
Segue abaixo As atividades que foram desenvolvidas durante as visitas em cada escola, bem como o numero de alunos visitados em cada unidade de ensino.

1- ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ SARNEY NO POV. BOM JARDIM
· Assembléia Geral de Posse dos membros do colegiado Estudantil;
· Plano de Trabalhos Comitês: Meio Ambiente, Recepção e Higiene e Saúde;
· Aula de reforço para 06 alunos do 2º ano que apresentam dificuldades em leitura.
· Utilização das Caixas de Compromisso e Sugestão;
· Utilização dos Cantinhos de Aprendizagem;
· Controle da Ficha de Freqüência;
· Utilização do Calendário de Produção Agrícola;
· Implantação da horta e do jardim da escola com a participação da comunidade;
· 29 alunos visitados.

2- ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ FERREIRA GÓES NO POV. LADEIRA DO GATO
· Assembléia Geral de Posse dos membros do colegiado Estudantil;
· Plano de Trabalhos Comitês: Meio Ambiente, Recepção, Limpeza;
· Aula de reforço para 06 alunos do 2º ano que apresentam dificuldades em leitura.
· Utilização das Caixas de Compromisso e Sugestão;
· Utilização dos Cantinhos de Aprendizagem;
· Controle da Ficha de Freqüência;
· Explanação do Calendário de Produção Agrícola para a turma e para a comunidade;
· Visita a horta e o jardim da escola;
· A inserção do plantio de alho na horta sob orientação do comitê de Meio ambiente da escola.
· Visita ao depósito de alimentação escolar pelo Comitê de Limpeza da escola;
· Organização da biblioteca da escola pelo Comitê de Leitura;
· 28 alunos visitados.


3- VISITA A ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE NO POV. SANTA CRUZ
· Assembléia Geral de Posse dos membros do colegiado Estudantil;
· Depoimento do Coordenador do Programa Escola Ativa sobre metodologia do Programa;
· Plano de Trabalhos Comitês: Jardinagem, Hortaliças, Recepção, Higiene e Saúde e Esporte e Lazer;
· Utilização das Caixas de Compromisso e Sugestão;
· Utilização dos Cantinhos de Aprendizagem;
· Controle da Ficha de Freqüência;
· Explanação do Calendário de Produção Agrícola para a turma e para a comunidade;
· Visita à horta e o jardim da escola;
· A inserção do plantio de alho na horta sob orientação do comitê de Hortaliças da escola.
· Visita do coordenador do Programa Escola Ativa com os integrantes do Comitê de Esporte e Lazer à Quadra de Esporte da Escola;
· Aplicação do teste da prova Brasil para os alunos da 4ª série;
· 35 alunos visitados.

4- VISITA A ESCOLA MUNICIPAL GONÇALVES DIAS NO POV. BOA VISTINHA
· Formação dos Comitês de Recepção, Higiene e Saúde, Meio Ambiente, Esporte e Lazer;
· Orientações do Plano de Comitê;
· Utilização das Caixas de Compromisso e Sugestão;
· Utilização dos Cantinhos de Aprendizagem;
· Controle da Ficha de Freqüência;
· Orientação para elaboração do Calendário de Produção Agrícola para a turma e para a comunidade;
· Visita a horta da escola que está em fase de desenvolvimento;
· Aplicação do teste da prova Brasil para os alunos da 4ª série;
· 45 alunos visitados.

5- VISITAS A ESCOLA MUNICIPAL PAULO AFONSO NO POV. BOA VISTA
· Utilização dos Cantinhos de Aprendizagem;
· Controle da Ficha de Freqüência;
· Aplicação do teste da prova Brasil para os alunos da 4ª série.

6- VISITAS A ESCOLA MUNICIPAL COELHO NETO NO POV. CENTRO DO MEIO
· Utilização dos Cantinhos de Aprendizagem;
· Utilização do Cartaz de Combinado;
· Controle da Ficha de Freqüência;
· Visita à horta da escola que está em fase de desenvolvimento;
· 08 alunos visitados.

3 - PRINCIPAIS AVANÇOS


A implantação dos Colegiados Estudantis nas escolas José Sarney (Pov. Bom Jardim), José Ferreira Góes (Pov. Ladeira do Gato), Paulo Freire (Pov. Santa Cruz);
O compromisso dos pais na execução de uma horta e um jardim na escola José Sarney no pov. Bom Jardim;
O desenvolvimento das hortaliças como base no Calendário de Produção das comunidades Ladeira do Gato, Santa Cruz, Centro do Meio e Boa Vistinha;
Maior participação dos alunos nas ações da escola;
A participação da comunidade nas Assembléias;
A criação do “BLOG ESCOLA ATIVA SANTA INÊS”, em 19 de setembro de 2011, que tem como objetivo publicar notícias, ações e eventos realizados nas 19 escolas que fazem parte do Programa no município.

4 - PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS


Dentro os 11 professores visitados, 02 professores apresentaram dificuldades no preenchimento das FAP’s – Ficha de Acompanhamento e progresso do Aluno e 03 apresentaram dificuldades na elaboração do planejamento.
Os alunos ainda apresentam uma série de dificuldades para desenvolver as atividades propostas nos Cadernos de Aprendizagens, como também seguir os ícones proposto nos Cadernos.
A implantação do Colegiado Estudantil e a elaboração dos Planos de Trabalho dos Comitês.
Dos 189 alunos visitados, 06 alunos do 2º ano da E. M. José Sarney no pov. Bom Jardim e 05 alunos da 4ª série da E. M. José Ferreira Góes no pov. Ladeira do Gato apresentam dificuldades de leitura e escrita.

5 - SOLUÇÕES PROPOSTAS/PROPOSIÇÃO DE AJUSTES


Fornecer aula de reforços no contra turno para os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagens.
Continuação dos professores na formação em serviço da “Ação Educação” da Fundação Vale em parceria com a SEMED.
Visita do Coordenador do Programa Escola Ativa periodicamente nas escolas por um período de oito horas para o acompanhamento da metodologia do Programa.
Criação do “BLOG ESCOLA ATIVA SANTA INÊS” para divulgar as ações realizadas pelas escolas.

6 – OBSERVAÇÕES
Nas visitas foram observados:
· A participação dos pais na Assembléia Geral de posse do Colegiado Estudantil;
· O envolvimento dos alunos e dos pais no desenvolvimento dos jardins, e das hortas da escola;
· O consumo de verduras da própria horta da escola como complemento na alimentação escolar nas escolas Paulo Freire, José ferreira Góes Coelho Neto;
· O envolvimento dos pais nas atividades escolares enviadas para casa;
· A preocupação dos professores em trabalhar os Comitês;
· A preocupação do professor em desenvolver o planejamento diário.


Santa Inês-MA, 23 de setembro de 2011


Ranilson Edílson da Silva
COORDENADOR DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA EM SANTA INÊS

TESTE PROVA BRASIL



ALUNOS DA ESCOLA JOSÉ FERREIRA GÓES NO POVOADO LADEIRA DO GATO FAZEM O TESTE PROVA BRASIL APLICADO PELA SEMED

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

BALANÇO 1º SEMETRE DE 2011

PROGRAMA “ESCOLA ATIVA” EM SANTA INÊS ENCERROU O 1º SEMESTRE DE 2011 COM PASSOS POSITIVOS



“Escola Ativa” é um Programa do MEC (Ministério da Educação) em parceria com a SEMED (Secretaria Municipal de Educação), voltado para as escolas da zona rural que trabalham com classes multisseriadas. Em 2001, apenas 05 escolas da zona rural de Santa Inês eram contempladas. Atualmente o Programa atende 19 escolas nos povoados: Barradiço, Colônia AG III, Marfim, Atraqueira, Cuba, Provisória, Vila Nova, Barro Branco, Boa Vista, Bom Jardim, Ladeira do Gato, Centro do Meio, Santa Cruz, Centro do Roque, Boa Vistinha, Piquizeiro, Onça, Fazendinha e Água Preta.
No primeiro trimestre 36 professores, 11 Diretores e 04 Supervisores, participaram da capacitação referente ao Módulo V, com a temática “Gestão Educacional no Campo” sob coordenação da Secretaria Municipal de Educação e ministrado pelo Coordenador Pedagógico do Programa, prof. Ranilson Edílson da silva, o objetivo da formação era promover momentos de aprendizagens e reflexão que visam redefinir uma nova visão para uma prática pedagógica inovadora, com base em metodologias direcionadas à Educação do Campo. Nas escolas foi realizado o Dia da Conquista com a participação das famílias para apresentações das atividades realizadas no período, como também enfatizar sobre a importância da implantação do Programa no município e do apoio da família na vida escolar dos filhos, levando em conta o acompanhamento dos pais nas atividades escolares com foco nos cadernos de aprendizagens ofertados pelo Programa que no momento foi feito reposição em todas as escolas que fazem parte do Programa.
Nas visitas do Coordenador Pedagógico do Programa, os professores foram orientados sobre o preenchimento das FAP’s (Ficha de Acompanhamento e Progresso do Aluno), e da importância da transferência de um módulo para o outro, orientações metodológicas sobre o trabalho interdisciplinar utilizando os Cantinhos de Aprendizagens, a importância da formação dos Comitês no interior da escola, a elaboração e execução do Calendário de Produção da comunidade, a dinamização do diário de classe com a Ficha de Presença do aluno, a dinamização com o Cartaz de Combinado, a utilização das Caixas de Sugestões e de Compromisso, Placa de Identificação do Programa na frente da Escola, entre outros ícones que delimita a metodologia do Programa Escola Ativa.
No Segundo trimestre, as escolas São Sebastião (Pov. Piquizeiro), São José (Pov. Provisória), Paulo Afonso (Pov. Boa Vista) e Cassiano Costa (Pov. Colônia AG III), receberam a visita da coordenadora estadual do Programa Escola Ativa, Profª. Clenite Salazar, o objetivo da visita foi preencher formulários avaliativos referente à aplicação das práticas de ensino que contextualiza o programa no município de santa Inês, sobre apoio técnico da Secretaria Municipal de Educação e do processo de ensino com base nos Guias de Aprendizagens. Foi observado a execução das 28 (vinte e oito) ações elaboradas pela SEMED, dentre elas: horta, Jardim e a parceria escola e comunidade.
Um ponto positivo no trimestre foi à inclusão dos professores e coordenadores para uma formação em serviço no programa “Ação Educação” da Fundação Vale, por um período de dois anos, com o intuito de desenvolver na sala de aula, novas práticas de leituras utilizando os acervos do MEC. E que as leituras realizadas com as crianças possam contribuir de forma inovadora para a formação de uma comunidade leitora.
“Nessa perspectiva, nota-se, que, as teorias da Educação do Campo precisam ser significativas para o aluno. O trabalho com a língua materna deve considerar que: ler e escrever é adquirir uma forma de pensamento, um processo de produção do saber e um meio de interação social com o mundo”. Acrescentou o Coordenador Pedagógico do Programa “Escola Ativa” de Santa Inês, professor Ranilson Edílson da Silva.

COORDENADOR VISITA ALUNOS DO 2º ANO

ALUNOS DO 2º ANO RECEBE A VISITA DO COORDENADOR DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA E FALAM DO TRABALHO EM GRUPO QUE ELES VEM DESENVOLVENDO

HORTA EM DESENVOLVIMENTO DA EM GONÇALVES DIAS

COORDENADOR DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA JUNTO COM ALUNOS E PROFESSOR VISITOU A HOSTA DA ESCOLA QUE ESTÁ EM FASE DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA GONÇALVES DIAS NO POV. BOA VISTINHA

FICHA DE FREQUÊNCIA EM GONÇALVES DIAS

ALUNOS DO 2º ANO MARCAM FREQUÊNCIA AO CHEGAR NA SALA DE AULA.

ALUNOS DA ESCOLA GONÇALVES DIAS FAZEM SIMULADO DA PROVA BRASIL

O Coordenador do Programa Escola Ativa de Santa Inês acompanhou a apicação do teste da Prova Brasil na EM Gonçalves Dias no Pov. Boa Vistinha. O propósito é preparar os alunos para a prova oficial.

SIMULADO PROVA BRASIL

Coodenador do Programa Escola Ativa aplica teste da Prova Brasil para os alunos da 4ª série da EM Gonçalves Dias no Pov. Boa Vistinha. O objetivo do teste é preparar os alunos do campo para a Prova Brasil que será aplicada pelo MEC

ESCOLA MUNICIPAL GONÇALVES DIAS EM FASE DE IMPLANTAÇÃO DO COLEGIADO ESTUDANTIL

Alunos e professores da EM Gonçalves Dias no pov. Boa Vistinha discutem Plano de Ação para a implantação do Colegiado Estudantil da Escola

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PROFESSORES DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA

PROFESSORES DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA DE SANTA INÊS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO DO "AÇÃO EDUCAÇÃO" DA FUNDAÇÃO VALE POR UM PERÍODO DE 2 ANOS


OBJETIVO: Desenvolver a habilidade de leitura dos alunos do campo de 1º ano a 4ª séire como o propósito em formar bons leitores para a sociedade

ALUNOS DA ESCOLA CASSIANO COSTA



ALUNOS DA ESCOLA CASSIANO COSTA NO POV. COLÔNIA AG II

VISITA À ESCOLA COLÔNIA AG III

COORDENADOR DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA DE SANTA INÊS VISITA O REFEITÓRIO DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL CASSIANO COSTA NO POVOADO COLÔNIA AG III E ALUNOS RECEBEM DICAS DE ETIQUETAS E HÁBITOS ALIMENTARES

CANTINHOS DE APRENDIZAGENS

COMITÊ DE LEITURA VISITA CANTINHOS D EAPRENDIZAGENS DA ESCOLA JOSÉ FERREIRA GÓES NO POVOADO LADEIRA DO GATO



O cantinho de aprendizagem é um dos elementos de apropriação e de sistematização do conhecimento e compõe a estratégia metodológica do Programa Escola Ativa.Sua elaboração visa auxiliar a organização do espaço escolar e a necessidade de proporcionar aos educandos(as) a maior variedades de situações e recursos que potencializam o processo de ensino e aprendizagem.
Os cantinhos são espaços na sala de aula,a partir dos quais educadoras(es) podem promover atividades de pesquisas,e manuseio de materiais concretos,entre outros recursos.Através deles pode-se realizar atividades que resgatem e promovam o diálogoentre os diferentes saberes,configurando eventos interdisciplinares.
Para a organização e utilização dos cantinhos de aprendizagens orienta-se que os educadores observem que:

Os materiais de uso dos educandos estejam dispostos de forma acessível,de modo que eles possam ter autonomia no seu uso.

As produções individuais e coletivas dos educandos sejam expostas nas paredes dos cantinhos construindo um ambiente atraente e valorizando o seu trabalho.
Os materiais utilizados nos cantinhos de aprendizagens possam ser sempre atualizados, tendo-se cuidado para que não aconteça a poluição visual na sala de aula.





terça-feira, 20 de setembro de 2011

FICHA DE PRESENÇA



A FICHA DE FREQUÊNCIA É UM INSTRUMENTO VALIOSO PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA, COMENTA OS PROFESSORES DA ESCOLA JOSÉ SARNEY DO POV. BOM JARDIM

CALENDÁRIO DE PRODUÇÃO

LÍDER DO COMITÊ DE MEIO AMBIENTE FAZ EXPLANÇÃO DO CALENDÁRIO D EPRODUÇÃO NA ESCOLA JOSÉ FERREIRA GÓES

COORDENADOR SE REUNE COM LÍDERES DE COMITÊS



COORDENADOR MUNICIPAL DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA ACOMPANHOU DIA 14 DE SETEMBRO A ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DOS COMITÊS DA ESCOLA JOSÉ SARNEY NO POVOADO BOM JARDIM

CARTAZ DE COMBINADO



OS ALUNOS DA ESCOLA JOSÉ SARNEY NO POV. BOM JARDIM, TRABALHAM O CARTAZ DE COMBINADO COMO INSTRUMENTO VALIOSO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E GARANTIA DE RESPONSABILIDADE NA ESCOLA.

COMITÊS ELABORAM PLANO DE TRABALHO


SOB ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA, OS INTEGRANTES DOS COMITÊS DE MEIO AMBIENTE, HIGIENE E SAÚDE, RECEPÇÃO ELABORAM PLANO DE TRABALHO DO COMITÊS

CAIXA DE COMPROMISSO


REPRESENTANTE DA COMUNIDADE DIZ SER MAIS COMPROMETIDO COM A ESCOLA PARA MELHOR AS AÇÕES PEDAGÓGICA E O RENDIMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS. NA OPORTUNIDADE PEDE O COMPROMISSO DE TODA A COMUNIDADE.

CAIXA DE SUGESTÃO


A Srª Mercêdes mãe de aluno da escola José Sarney surgere mais acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos para amelhor o IDEB da escola.

VISITA DO COORDENADOR A ESCOLA JOSÉ SARNEY



O coordenador municipal do Programa Escola Ativa de Santa Inês visita os alunos da Escola Municipal José sarney no Pov. Bom Jardim e acompanha o Plano de Trabalho dos Comitês da escola

ASSEMBLÉIA GERAL DE POSSO DOS MEMBROS DO COLEGIADO ESTUDANTIL


LÍDER DO COMITÊ DE MEIO AMBIENTE DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ SARNEY NO POVOADO BOM JARDIM



O ALUNO RODRIGO DOS SANTOS FAZ A LEITURA DO PLANO DE COMITÊ DE MEIO AMBIENTE PARA A COMUNIDADE COM OBJETIVO EM PEDIR APOIO PARA A HORTA E O JARDIM DA ESCOLA

EM JOSÉ SARNEY IMPLANTA COLEGIADO ESTUDANTIL



MEMBROS DO COLEGIADO ESTUDANTIL DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ SARNEY NO POVOADO BOM JARDIM



MEMBROS DO COLEGIADO ESTUDANTIL


1º MEMBRO:

DIRETORA DA ESCOLA MARIA APARECIDA

2º MEMBRO:

REPRESENTANTE DO CONSELHO ESCOLAR: EUCENIR DA SILVA

3º MEMBRO:

REPRESENTANTE DA COMUNIDADE: SR. FRANCISCO SILVA

4º MEMBRO:

REPRESENTANTE DOS PROFESSORES: ELIENE MONTEIRO

5º MEMBRO:

LÍDER DO COMITÊ DE RECEPÃO: VITÓRIA APARECIDA

6º MEMBRO:

LÍDER DO COMITÊ DE HIGIENE E SAÚDE: ADRIANA SAMPAIO

7º MEBRO:

LÍDER DO COMITÊ DE MEIO AMBIENTE: RODRIGO DOS SANTOS

COMITÊ DE MEIO AMBIENTE



COMITÊ DE MEIO AMBIENTE APRENDEM A PLANTAR ALHO NA HORTA DA ESCOLA
O ALUNO WILIAN É LÍDER DO COMITÊ DEMEIO AMBIENTE


LÍDERES DE COMITÊS APRESENTAM PLANO DE TRABALHO PAR AUM PERÍODO DE 30 DIAS AOS DEMAIS INTEGRANTES DOS COMITÊS DA ESCOLA JOSÉ FERREIRA GÓES NO POV. LADEIRA DO GATO


COORDENADOR MUNICIPAL DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA SE REUNE COM TÉCNICOS DA SEMED, FORMADORA DO AÇÃO EDUCAÇÃO DA FUNDAÇÃO VALE E SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA AVALIAR PROPOSTAS DE FORMAÇÃO PARA OS PROFESSORES COM BASE EM TÉCNICAS METODOLÓGICAS DE LEITURA PARA OS ALUNOS DE 1º ANO A 4ª SÉRIE

LANÇAMENTO DO BLOG "ESCOLA ATIVA SANTA INÊS"

COORDENADOR MUNICIPAL DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA EM SANTA INÊS-MA, FAZ LANÇAMENTO DO Blog “ ESCOLA ATIVA SANTA INÊS”, que tem como objetivo publicar notícias, artigos e eventos sobre o Programa no município.

Visitem: escolaativasantaines.blogspot.com

O ATUAL COORDENADOR MUNICIPAL DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA DE SANTA INÊS, PROFESSOR RANILSON EDILSON DA SILVA É PEDAGOGO E ESPECIALISTA EM PSICOPEDAGOGIA, GEOGRAFIA E HISTÓRIA E GESTÃO DE LOGÍSTICA EMPRESARIAL.

Contato: 98 9127-3871 / 9970-8168 / 8217-5473
E-mail: redilson1979@hotmail.com

TÉCNICOS DA SEMED DE SANTA INÊS REALIZARAM VISITAS NA ESCOLA PAULO FREIRE NO POVOADO BOA VISTA

LÍDERES DE COMITÊS



LÍDERES DOS COMITÊS DE HIGIENE E SAÚDE, RECEPÇÃO E MEIO AMBIENTE ELABORAM PLANO DE COMITÊ PARA UM PERÍODO DE 30 DIAS


INTEGRANTES DO COMITÊ DE MEIO AMBIENTE MOSTRAM RESULTADOS DA HORTA NA ESCOLA NA ESCOLA MUNICPAL JOSÉ FERREIRA GÓES


COORDENADOR DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA VISITA A HORTA DA ESCOLA JOSÉ FERREIRA GÓES COM O COMITÊS DE MEIO AMBIENTE DA ESCOLA


A Horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas. Além disso, o seu preparo oferece várias vantagens para a comunidade. Dentre elas, proporciona uma grande variedade de alimentos a baixo custo, no lanche das crianças, permite que toda a comunidade tenha acesso a essa variedade de alimentos por doação ou compra e também se envolva nos programas de alimentação e saúde desenvolvidos na escola. Portanto, o consumo de hortaliças cultivadas em pequenas hortas auxilia na promoção da saúde.
Há várias atividades que podem ser utilizadas na escola com o auxílio de uma horta onde o professor relaciona diferentes conteúdos e coloca em prática a interdisciplinaridade na escola.

LEITURA DOS PLANOS DE COMITÊS



COORDENADOR MUNICIPAL DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA ACOMPANHA A ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE COMITÊS DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ FERREIRA GÓES



Os Líderes dos Comitês de Meio Ambiente, Recepção e Higiene e Saúde fazem a leitura dos Planos de Comitês para a comunidade

PARTICIPAÇÃO DO COORDENADOR



COORDENADOR MUNICIPAL DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA DE SANTA INÊS PARTICIPA DA POSSE DOS MEBROS DO COLEGIADO ESTUDANTIL DA ESCOLA MUNICPAL JOSÉ FERREIRA GÓES NO POVOADO LADEIRA DO GATO

NA OPORTUNIDADE FOI DESTACADO A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA PARA AS ESCOLA DO CAMPO E PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO.
FAMÍLIAS DA COMUNIDADE DE LADEIRA DO GATO PARTICIPAM DA ASSEMBLÉIA GERAL DE POSSE DOS MEMBROS DO COLEGIADO ESTUDANTIL DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ FERREIRA GÓES


RELATO DO COORDENADOR DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA DE SANTA INÊS PARA AS FAMÍLIAS PRESENTES


A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor. O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes.
COORDENADOR MUNICIPAL DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA PARTICIPA DA ASSEMBLEIA GERAL DE POSSO DOS MEMBROS DO COLEGIADO ESTUDANTIL DA ESCOLA JOSÉ FERREIRA GÓES NO POVOADO LADEIRA DO GATO

No dia 15 de setembro, foi realizada a Assembleia Geral do Colegiado Estudantil com todos os segmentos da Unidade Escolar, a fim de dar visibilidade ao processo de posse dos membros do Colegiado.


SLOGAN DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA

A FAICHADA DAS 19 ESCOLAS QUE FAZEM PARTE DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA EM SANTA INÊS RECEBE SLOGAN DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA COMO FORMA DE IDENTIFICAÇÃO DAS ESCOLAS NO PROGRAMA

RELATÓRIO DE VISITAS DO MÊS DE AGOSTO/2011


RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA

AGOSTO/2011


RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA

ESTADO: MA
MUNICÍPIO: SANTA INÊS
DATA: 26 DE AGOSTO DE 2011
TÉCNICO RESPONSÁVEL: RANILSON EDILSON DA SILVA


1 - APRESENTAÇÃO:

O Programa Escola Ativa em Santa Inês, como em vários municípios brasileiros é um programa voltado para as classes multisseriadas do campo e se coloca como um novo paradigma educacional, o objetivo da SEMED junto ao Coordenador do Programa no município é aumentar o nível de aprendizagem dos alunos, diminuir a repetência e a evasão e elevar as taxas de conclusão de parte do Ensino Fundamental, ou seja, de 1º ano a 4ª série.
É uma ação que combina estratégias ou componentes de caráter pedagógico e administrativo, que relacionadas entre si, compõem no planejamento mensal o trabalho diário com os cadernos de ensino aprendizagem; cantinhos, aprendizagem como espaço interdisciplinar para pesquisa e relação escola e comunidade. O acompanhamento aos professores pelo Coordenador, componente que envolve a qualificação dos docentes e gestores para lidarem com uma organização escolar focada no aluno e em sua realidade social.

2 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O objetivo das visitas foi verificar como e em que extensão o Programa Escola Ativa vem alcançando seus objetivos e promovendo a eqüidade no ensino das escolas do campo no município de Santa Inês. Para tanto, a visita abordou o desempenho dos alunos com base nos Cadernos de Aprendizagens, o preenchimento das FAP’s – Ficha de Acompanhamento e Progresso do Aluno, o desempenho de letramento dos alunos, a participação da comunidade na vida escolar dos filhos, planejamento, avaliação e a existência das condições físicas e humanas necessárias ao seu bom funcionamento; o nível de comunicação entre os Gestores, Professores, Comunidade e o nível de monitoramento do coordenador Pedagógico nas escolas que fazem parte do Programa Escola Ativa.
Outra atividade do Coordenador nas visitas foi o trabalhar da comunidade através de reunião para que os possam participar da vida escolar dos filhos, estreitando a relação entre a escola e a comunidade, que é ao contrário do que entendemos por participação da comunidade na escola, que é presença da comunidade em instâncias colegiadas de tomada de decisões quanto ao funcionamento da instituição, quer seja do ponto de vista pedagógico, político ou administrativo, no entendimento dos formuladores do Programa, a comunidade é um conteúdo de ensino, ou seja, a comunidade deve ser trazida para a escola fornecendo aos alunos a vivência cotidiana que envolve modos de ser e de falar, modos de pensar, modos de agir.
A SEMED promoveu neste mês de agosto o terceiro encontro de formação em serviço com professores do Programa Escola Ativa. Esse encontro teve como objetivo discutir o trabalho com base em leitura que foi ministrado pela Fundação Vale. O encontro de formação ocorreu no auditório da Prefeitura, organizado pela SEMED.

3 - PRINCIPAIS AVANÇOS

De acordo com as visitas realizadas, nota-se, que a Educação do Campo irá manter a qualidade da educação já oferecida, além de fornecer novos subsídios teóricos e metodológicos para o avanço e crescimento da qualidade do ensino nas comunidades rurais. Para os professores o encontro de formação foi bastante positivo. Porém estamos passando por uma fase importante do Programa Escola Ativa em nosso município.
Entende-se, que, a metodologia foi muito bem aceita nessa nova fase que se inicia para as escolas do campo no município de Santa Inês, com acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem, aliado a uma nova metodologia de trabalho que irá proporcionar uma melhor qualidade da educação”, sinalizou alguns professores do Programa.
A garantia da visita do coordenador do Programa às Escolas, também avançou bastante na rede, onde foram já foram aplicados vários instrumentos com o professor, avaliando: perfil do educador, formação em serviço, implantação dos elementos e instrumentos do programa na turma onde trabalha, diagnosticando os principais avanços e dificuldades no seu desenvolvimento. Tais como: Cadernos de Ensino Aprendizagem, Cantinhos de Aprendizagem e Escola e Comunidade.

4 - PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS

Apesar das dificuldades encontradas pode-se observar que os professores vêm adequando-se a proposta do programa;
Como grande parte das atividades propostas aos alunos nos guias de aprendizagem deve ser desenvolvida em grupos. Assim, os alunos ainda apresentam uma série de dificuldades para desenvolver;
A implantação da metodologia do programa encontra-se ainda com algumas dificuldades dentre elas; o trabalho com os Guias de Aprendizagens.

5 - SOLUÇÕES PROPOSTAS/PROPOSIÇÃO DE AJUSTES


Fornecer subsídios teóricos e metodológicos para a organização do trabalho pedagógico nas classes multisseriadas, preparando educadoras (es) e gestores para atuar na realidade da Educação do Campo.
Principais subsídios:
Material de reforço para o aluno: (Apostila de alfabetização para reforço dos alunos que apresentam dificuldades de leitura)
Material pedagógico para o professor: (Planejamento e atividades xerocopiadas)
Visitas periódicas nas escolas; (Coordenador do Programa Escola Ativa)


6 – OBSERVAÇÕES


Nas visitas foram observados:
· A frequência dos pais nas atividades escolares;
· O envolvimento dos alunos nas atividades de casa;
· A preocupação dos professores em trabalhar os Ícones de Aprendizagens;
· A preocupação do Professor com o planejamento diário;
· A intervenção dos Supervisores nas atividades pedagógicas.


DATA: 26 de agosto de 2011



Ranilson Edílson da Silva
ASSINATURA

COMUNIDADE PARTICIPA DE ASSEMBLÉIA DO COLEGIADO ESTUDANTIL


A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS


A participação da comunidade no espaço escolar tem-se revelado como fator fundamental na concepção e realização da Proposta Pedagógica da Escola. Nesse contexto, o COLEGIADO ESTUDANTIL que inclui representantes da comunidade é considerado um importante meio para possibilitar essa participação. Os textos que compõem esta seção trazem reflexões no sentido de tornar cada vez mais efetiva a presença de todos no espaço escolar.

PLANO DE AÇÃO DO COLEGIADO ESTUDANTIL




PLANO DE AÇÃO DO COLEGIADO ESTUDANTIL PARA AS ESCOLAS DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA EM SANTA INÊS-MA





1 JUSTIFICATIVA

Considerando uma necessidade de se criar o colegiado na escola para que haja uma melhor organização, tanto na parte pedagógica como na administrativa, optou-se por elaborar esse plano de trabalho cujo objetivo é: Envolver toda comunidade escolar no processo de organização e participação ativa e coletiva, possibilitando ao educando superar os desafios, aumentando a auto-estima e confiança.
Para a realização desse plano definiu-se um período de três meses, que vai de agosto a outubro do corrente ano conforme o cronograma estabelecido no mesmo.

2 OBJETIVOS
2.1 GERAL

Possibilitar o envolvimento da comunidade Escolar numa ação participativa democrática para que a transformação social de fato seja realizada.

2.2 ESPECÍFICO

Mobilizar todos os alunos e demais membros da comunidade Escolar sobre a formação do colegiado estudantil;
Possibilitar o envolvimento de todos os estudantes na formação dos comitês de trabalho;
Orientar e acompanhar a elaboração dos planos de ação dos comitês;
Mobilizar os estudantes para a formação do colegiado estudantil;
Dar posse ao colegiado estudantil através de uma assembléia com toda a comunidade escolar.

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Na busca de concretizar os objetivos propostos serão utilizados meios que possibilitarão a comunidade escolar uma melhor fundamentação sobre a criação e implementação do Colegiado Estudantil, visando o fortalecimento e a participação da gestão democrática. Portanto, se faz necessário o uso de: Leituras e discussões de textos informativos e reflexivos;
Vídeos;Reuniões;Assembléia Geral;
Discussões e questionamentos sobre a importância e função do Colegiado Estudantil.



CRONOGRAMA



1. Mobilizar todos os estudantes sobre a formação do Colegiado Estudantil. 2. Sensibilização da comunidade escolar e extra-escolar sobre a criação do colegiado estudantil.
3. Organização e implantação dos comitês de trabalho. (Escolha do relator e coordenador)4. Elaboração dos planos de ação de cada comitê
5. Escolha dos membros do colegiado estudantil.
6. Assembléia para a posse do colegiado estudantil.
7. Avaliação do plano de ação.

DESFILE DAS ESCOLAS DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA


ESCOLA ATIVA PARTICIPOU DO DESFILE MUNICIPAL DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL DO DIA 7 DE SETEMBRO EM SANTA INÊS COM O TEMA: INDEPÊNDÊNCIA DO BRASIL: CONSTRUINDO UM PAÍS MAIS LIVRE ATRAVÉS DA LEITURA



Agradecemos a Secretária Municipal de Educação, A Chefe de Departamento do Ensino Fundamental e ao Prefeito municipal Raimundo Roberth Bringel, a comunidade e aos professores, enfim a todos que colaboraram para que estivéssemos participando da linda festa cívica do município que marcou mais uma vez uma data tão especial para nós brasileiros: o Dia da nossa Independência.

COMITÊ DE ESPORTE E LAZER

COORDENADOR MUNICIPAL DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA VISITA A QUADRA POLIESPORIVA DA ESCOLA PAULO FREIRE NO POVOADO SANTA CRUZ JUNTO COM O COMITÊ DE ESPORTE E LAZER DA ESCOLA


A quadra nas escolas do campo são formas metodológicas que podem ser utilizadas nas aulas, respeitando a faixa etária do aluno, bem como a sua realidade. É importante que o professor fique atento para o surgimento de outros conteúdos temáticos na dinâmica da sua aula, para que, desta forma, o fenômeno esportivo ganhe mais sentido e significado no cotidiano escolar. Observar o esporte e as suas relações com o mundo que o cerca, e permitir uma compreensão crítica do mesmo junto com o aprendizado dos movimentos gestuais que possibilitem o jogar, é o mínimo que se espera do professor de educação física.

ESCOLAS DO CAMPO COM QUADRA POLIESPORTIVA
1- ESCOLA MUNICIPAL PAULO AFONSO ( POVOADO BOA VISTA0
2- ESCOLA MUNICIPLA PAULO FREIRE ( POV. SANTA CRUZ)

ESCOLAS DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA IMPLNTARAM O PROJETO HORTA NA ESCOLA



Justificativa:

A horta escolar como requisito do Progra Escola Ativa em Santa Inês tem como premissa básica reforçar e enriquecer a merenda escolar e resgatar o plantio de horta doméstica, colocando o aluno em contato com a terra, permitindo a interatividade da ação educacional na relação direta com o fazer cultural e as relações do homem com a terra.
A proposta é que funcione como forte aliado na perspectiva da consagração da proposta política pedagógica consubstancial no construtivismo e que possibilitará a melhoria da qualidade da alimentação escolar e, ao mesmo tempo a mudança de hábitos e gostos alimentares.

Objetivo Geral:

Implantar a Horta Escolar, de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico, e o ser humano como parte integrante e agente de transformação do ambiente em que vive.

Objetivos Específicos:

- desenvolver competências, que permitam aos educandos compreenderem a importância de uma alimentação de qualidade;
- Desenvolver de forma lúdica e interdisciplinar conteúdos das diversas áreas do conhecimento;
- Contribuir para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis;- promover uma mudança de postura e de percepção de responsabilidade em relação à gestão saudável dos diversos espaços/ ambientes em que vivemos;- obter alimentos para a melhoria da qualidade da merenda escolar; -Incentivar o gosto em se plantar hortas domésticas na comunidade.

COLEGIADO ESTUDANTIL



PROGRAMA ESCOLA ATIVA EM SANTA INÊS IMPLANTA O COLEGIADO ESTUDANTIL EM TRÊS ESCOLAS DO CAMPO



O Colegiado Estudantil é um coletivo de representantes dos comitês, proposto pelo Programa Escola Ativa como forma de favorecer a implantação da gestão democrática e fortalecer a participação dos (as) educadores (as) e da comunidade. Sua função é estimular a auto-organização por meio de decisões coletivas, do planejamento e da execução de tarefas, assim como da coordenação de assembléias para promover uma aprendizagem cooperativa que constitui-se em um espaço de formação política e de aprendizagem do compromisso da escola com a comunidade.
O atual Coordenador do Programa Escola Ativa em Santa Inês, prof. Ranilson Edilson da Silva, acompanhou a implantação do Colegiado Estudantil das escolas municipais José Sarney (Pov. Bom Jardim), José Ferreira Góes (Pov. Ladeira do Gato) e Paulo Freire (Pov. Santa Cruz). A meta da SEMED – Secretaria Municipal de Educação junto à coordenação municipal do Programa é implantar o Colegiado Estudantil nas 19 escolas que fazem parte do Programa Escola Ativa até o primeiro semestre de 2012.