terça-feira, 20 de setembro de 2011

RELATÓRIO DE VISITAS DO MÊS DE AGOSTO/2011


RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA

AGOSTO/2011


RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA

ESTADO: MA
MUNICÍPIO: SANTA INÊS
DATA: 26 DE AGOSTO DE 2011
TÉCNICO RESPONSÁVEL: RANILSON EDILSON DA SILVA


1 - APRESENTAÇÃO:

O Programa Escola Ativa em Santa Inês, como em vários municípios brasileiros é um programa voltado para as classes multisseriadas do campo e se coloca como um novo paradigma educacional, o objetivo da SEMED junto ao Coordenador do Programa no município é aumentar o nível de aprendizagem dos alunos, diminuir a repetência e a evasão e elevar as taxas de conclusão de parte do Ensino Fundamental, ou seja, de 1º ano a 4ª série.
É uma ação que combina estratégias ou componentes de caráter pedagógico e administrativo, que relacionadas entre si, compõem no planejamento mensal o trabalho diário com os cadernos de ensino aprendizagem; cantinhos, aprendizagem como espaço interdisciplinar para pesquisa e relação escola e comunidade. O acompanhamento aos professores pelo Coordenador, componente que envolve a qualificação dos docentes e gestores para lidarem com uma organização escolar focada no aluno e em sua realidade social.

2 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O objetivo das visitas foi verificar como e em que extensão o Programa Escola Ativa vem alcançando seus objetivos e promovendo a eqüidade no ensino das escolas do campo no município de Santa Inês. Para tanto, a visita abordou o desempenho dos alunos com base nos Cadernos de Aprendizagens, o preenchimento das FAP’s – Ficha de Acompanhamento e Progresso do Aluno, o desempenho de letramento dos alunos, a participação da comunidade na vida escolar dos filhos, planejamento, avaliação e a existência das condições físicas e humanas necessárias ao seu bom funcionamento; o nível de comunicação entre os Gestores, Professores, Comunidade e o nível de monitoramento do coordenador Pedagógico nas escolas que fazem parte do Programa Escola Ativa.
Outra atividade do Coordenador nas visitas foi o trabalhar da comunidade através de reunião para que os possam participar da vida escolar dos filhos, estreitando a relação entre a escola e a comunidade, que é ao contrário do que entendemos por participação da comunidade na escola, que é presença da comunidade em instâncias colegiadas de tomada de decisões quanto ao funcionamento da instituição, quer seja do ponto de vista pedagógico, político ou administrativo, no entendimento dos formuladores do Programa, a comunidade é um conteúdo de ensino, ou seja, a comunidade deve ser trazida para a escola fornecendo aos alunos a vivência cotidiana que envolve modos de ser e de falar, modos de pensar, modos de agir.
A SEMED promoveu neste mês de agosto o terceiro encontro de formação em serviço com professores do Programa Escola Ativa. Esse encontro teve como objetivo discutir o trabalho com base em leitura que foi ministrado pela Fundação Vale. O encontro de formação ocorreu no auditório da Prefeitura, organizado pela SEMED.

3 - PRINCIPAIS AVANÇOS

De acordo com as visitas realizadas, nota-se, que a Educação do Campo irá manter a qualidade da educação já oferecida, além de fornecer novos subsídios teóricos e metodológicos para o avanço e crescimento da qualidade do ensino nas comunidades rurais. Para os professores o encontro de formação foi bastante positivo. Porém estamos passando por uma fase importante do Programa Escola Ativa em nosso município.
Entende-se, que, a metodologia foi muito bem aceita nessa nova fase que se inicia para as escolas do campo no município de Santa Inês, com acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem, aliado a uma nova metodologia de trabalho que irá proporcionar uma melhor qualidade da educação”, sinalizou alguns professores do Programa.
A garantia da visita do coordenador do Programa às Escolas, também avançou bastante na rede, onde foram já foram aplicados vários instrumentos com o professor, avaliando: perfil do educador, formação em serviço, implantação dos elementos e instrumentos do programa na turma onde trabalha, diagnosticando os principais avanços e dificuldades no seu desenvolvimento. Tais como: Cadernos de Ensino Aprendizagem, Cantinhos de Aprendizagem e Escola e Comunidade.

4 - PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS

Apesar das dificuldades encontradas pode-se observar que os professores vêm adequando-se a proposta do programa;
Como grande parte das atividades propostas aos alunos nos guias de aprendizagem deve ser desenvolvida em grupos. Assim, os alunos ainda apresentam uma série de dificuldades para desenvolver;
A implantação da metodologia do programa encontra-se ainda com algumas dificuldades dentre elas; o trabalho com os Guias de Aprendizagens.

5 - SOLUÇÕES PROPOSTAS/PROPOSIÇÃO DE AJUSTES


Fornecer subsídios teóricos e metodológicos para a organização do trabalho pedagógico nas classes multisseriadas, preparando educadoras (es) e gestores para atuar na realidade da Educação do Campo.
Principais subsídios:
Material de reforço para o aluno: (Apostila de alfabetização para reforço dos alunos que apresentam dificuldades de leitura)
Material pedagógico para o professor: (Planejamento e atividades xerocopiadas)
Visitas periódicas nas escolas; (Coordenador do Programa Escola Ativa)


6 – OBSERVAÇÕES


Nas visitas foram observados:
· A frequência dos pais nas atividades escolares;
· O envolvimento dos alunos nas atividades de casa;
· A preocupação dos professores em trabalhar os Ícones de Aprendizagens;
· A preocupação do Professor com o planejamento diário;
· A intervenção dos Supervisores nas atividades pedagógicas.


DATA: 26 de agosto de 2011



Ranilson Edílson da Silva
ASSINATURA

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