quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CANTINHOS DE APRENDIZAGENS

COMITÊ DE LEITURA VISITA CANTINHOS D EAPRENDIZAGENS DA ESCOLA JOSÉ FERREIRA GÓES NO POVOADO LADEIRA DO GATO



O cantinho de aprendizagem é um dos elementos de apropriação e de sistematização do conhecimento e compõe a estratégia metodológica do Programa Escola Ativa.Sua elaboração visa auxiliar a organização do espaço escolar e a necessidade de proporcionar aos educandos(as) a maior variedades de situações e recursos que potencializam o processo de ensino e aprendizagem.
Os cantinhos são espaços na sala de aula,a partir dos quais educadoras(es) podem promover atividades de pesquisas,e manuseio de materiais concretos,entre outros recursos.Através deles pode-se realizar atividades que resgatem e promovam o diálogoentre os diferentes saberes,configurando eventos interdisciplinares.
Para a organização e utilização dos cantinhos de aprendizagens orienta-se que os educadores observem que:

Os materiais de uso dos educandos estejam dispostos de forma acessível,de modo que eles possam ter autonomia no seu uso.

As produções individuais e coletivas dos educandos sejam expostas nas paredes dos cantinhos construindo um ambiente atraente e valorizando o seu trabalho.
Os materiais utilizados nos cantinhos de aprendizagens possam ser sempre atualizados, tendo-se cuidado para que não aconteça a poluição visual na sala de aula.





Nenhum comentário: