quinta-feira, 22 de setembro de 2011

BALANÇO 1º SEMETRE DE 2011

PROGRAMA “ESCOLA ATIVA” EM SANTA INÊS ENCERROU O 1º SEMESTRE DE 2011 COM PASSOS POSITIVOS



“Escola Ativa” é um Programa do MEC (Ministério da Educação) em parceria com a SEMED (Secretaria Municipal de Educação), voltado para as escolas da zona rural que trabalham com classes multisseriadas. Em 2001, apenas 05 escolas da zona rural de Santa Inês eram contempladas. Atualmente o Programa atende 19 escolas nos povoados: Barradiço, Colônia AG III, Marfim, Atraqueira, Cuba, Provisória, Vila Nova, Barro Branco, Boa Vista, Bom Jardim, Ladeira do Gato, Centro do Meio, Santa Cruz, Centro do Roque, Boa Vistinha, Piquizeiro, Onça, Fazendinha e Água Preta.
No primeiro trimestre 36 professores, 11 Diretores e 04 Supervisores, participaram da capacitação referente ao Módulo V, com a temática “Gestão Educacional no Campo” sob coordenação da Secretaria Municipal de Educação e ministrado pelo Coordenador Pedagógico do Programa, prof. Ranilson Edílson da silva, o objetivo da formação era promover momentos de aprendizagens e reflexão que visam redefinir uma nova visão para uma prática pedagógica inovadora, com base em metodologias direcionadas à Educação do Campo. Nas escolas foi realizado o Dia da Conquista com a participação das famílias para apresentações das atividades realizadas no período, como também enfatizar sobre a importância da implantação do Programa no município e do apoio da família na vida escolar dos filhos, levando em conta o acompanhamento dos pais nas atividades escolares com foco nos cadernos de aprendizagens ofertados pelo Programa que no momento foi feito reposição em todas as escolas que fazem parte do Programa.
Nas visitas do Coordenador Pedagógico do Programa, os professores foram orientados sobre o preenchimento das FAP’s (Ficha de Acompanhamento e Progresso do Aluno), e da importância da transferência de um módulo para o outro, orientações metodológicas sobre o trabalho interdisciplinar utilizando os Cantinhos de Aprendizagens, a importância da formação dos Comitês no interior da escola, a elaboração e execução do Calendário de Produção da comunidade, a dinamização do diário de classe com a Ficha de Presença do aluno, a dinamização com o Cartaz de Combinado, a utilização das Caixas de Sugestões e de Compromisso, Placa de Identificação do Programa na frente da Escola, entre outros ícones que delimita a metodologia do Programa Escola Ativa.
No Segundo trimestre, as escolas São Sebastião (Pov. Piquizeiro), São José (Pov. Provisória), Paulo Afonso (Pov. Boa Vista) e Cassiano Costa (Pov. Colônia AG III), receberam a visita da coordenadora estadual do Programa Escola Ativa, Profª. Clenite Salazar, o objetivo da visita foi preencher formulários avaliativos referente à aplicação das práticas de ensino que contextualiza o programa no município de santa Inês, sobre apoio técnico da Secretaria Municipal de Educação e do processo de ensino com base nos Guias de Aprendizagens. Foi observado a execução das 28 (vinte e oito) ações elaboradas pela SEMED, dentre elas: horta, Jardim e a parceria escola e comunidade.
Um ponto positivo no trimestre foi à inclusão dos professores e coordenadores para uma formação em serviço no programa “Ação Educação” da Fundação Vale, por um período de dois anos, com o intuito de desenvolver na sala de aula, novas práticas de leituras utilizando os acervos do MEC. E que as leituras realizadas com as crianças possam contribuir de forma inovadora para a formação de uma comunidade leitora.
“Nessa perspectiva, nota-se, que, as teorias da Educação do Campo precisam ser significativas para o aluno. O trabalho com a língua materna deve considerar que: ler e escrever é adquirir uma forma de pensamento, um processo de produção do saber e um meio de interação social com o mundo”. Acrescentou o Coordenador Pedagógico do Programa “Escola Ativa” de Santa Inês, professor Ranilson Edílson da Silva.

Nenhum comentário: